Estudo mostra crescimento do número de casos de osteoartrite no mundo

Envelhecimento da população e epidemia mundial de obesidade são os fatores que mais pesaram para a expansão da doença entre 1990 e 2019 A osteoartrite é uma doença das articulações caracterizada por degeneração das cartilagens com inflamação. Quem tem, sabe o tamanho da dor que suporta – e sua evolução pode levar ao comprometimento de funções básicas, como o simples ato de caminhar. O envelhecimento da população mundial vem dando um novo status à enfermidade, que está se transformando numa grande preocupação de saúde pública, como aponta análise publicada no começo do mês na revista “Arthritis & Rheumatology”, do Colégio Americano de Reumatologia, com base em dados que cobrem o período entre 1990 e 2019.

Ler matéria completa

Sedentarismo e longo tempo em frente à TV afetam sono dos idosos

A recomendação é de se levantar pelo menos de hora em hora e movimentar-se por cinco minutos Novamente tenho o prazer de compartilhar o resultado do trabalho de pesquisadores brasileiros. Nesse caso, cinco pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que avaliaram dados de mais de 43 mil idosos participantes da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019. O quinteto analisou o comportamento sedentário – que engloba atividades nas quais os indivíduos estejam sentados, reclinados ou deitados – nas seguintes categorias: tempo assistindo à TV; lazer, que inclui, entre outras ações, lidar com computadores e dispositivos móveis; e tempo sedentário total, que soma os dois primeiros conjuntos. Os idosos que relataram permanecer mais de seis horas por dia vendo TV, ou mais de três horas de tempo sedentário total, apresentaram maior probabilidade de ter problemas de sono. Evidências científicas apontam que a dificuldade para dormir está associada a declínio cognitivo, depressão e aumento do índice de massa corporal.

Ler matéria completa

Quanto mais álcool, menos cérebro...

Pesquisadores analisaram dados de 36 mil adultos e constataram associação entre bebida e envelhecimento Sabemos que cérebro e bebida não mantêm relações amigáveis, e quase todos têm alguma história constrangedora para contar sobre o assunto. No entanto, o problema não se resume a viver uma situação embaraçosa. De acordo com um novo estudo, mesmo o consumo de álcool num nível considerado modesto – de algumas cervejas ou taças de vinho por semana – traz riscos que não podem ser ignorados. Pesquisadores da Universidade da Pennsylvania analisaram dados de mais de 36 mil adultos e comprovaram uma associação entre beber de forma leve a moderada e a redução do volume do cérebro.

Ler matéria completa

Cirurgias para corrigir incontinência urinária em baixa

Levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia mostra que pandemia reduziu em mais de 60% o número de intervenções em 2021 De acordo com dados obtidos com exclusividade pela Sociedade Brasileira de Urologia em consulta ao Ministério da Saúde, houve uma redução média de 61% no número de internações para tratamento cirúrgico de incontinência urinária em 2021. Em 2019, antes da pandemia, o total de internações foi de 6.735; ano passado, esse número caiu para 2.631. A Região Norte foi a mais impactada, com uma queda de 72% nos procedimentos, seguida pelas regiões Sul (69%), Centro-Oeste (61%), Sudeste (59%) e Nordeste (51%). Os estados com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) são os que apresentam menor número de cirurgias por milhão de habitantes. No entanto, mesmo nos estados com maior IDH, o número de operações corrigido pelo tamanho da população é bem inferior ao de países com bom desenvolvimento econômico.

Ler matéria completa

Menino com ‘síndrome do cabelo impenteável’ faz sucesso nas redes sociais; veja fotos

Aos 10 meses, Locklan foi diagnosticado com doença genética rara que torna os fios impossíveis de 'domar'. Condição geralmente melhora ou se resolve na puberdade. Locklan Samples foi diagnosticado com 'síndrome do cabelo impenteável' aos 10 meses

Ler matéria completa

Unicamp divulga 4ª chamada do Vestibular 2022 e 3ª chamada de aprovados pelo Enem

Universidade também liberou a terceira chamada da modalidade Vagas Olímpicas. Convocados devem realizar matrículas nesta quarta-feira (9), pela internet; veja orientações. Estudantes fazem prova da segunda fase do vestibular da Unicamp 2022

Ler matéria completa

Médico lança livro para tornar as informações sobre o câncer de mama mais acessíveis

Membro da Academia Nacional de Medicina, Maurício Magalhães Costa afirma que, quanto mais bem informada, maior a adesão da paciente ao tratamento As mamas são o símbolo da sexualidade feminina e qualquer ameaça à sua integridade provoca enorme impacto emocional, por isso escolhi o Dia Internacional da Mulher para tratar desse tema tão difícil quanto relevante. A boa notícia que tenho para comemorar a data de hoje é o livro “Câncer de mama: aprendendo a prevenir e superar”, no qual o ginecologista e mastologista Maurício Magalhães Costa, membro da Academia Nacional de Medicina, oferece explicações acessíveis que são uma ferramenta valiosa para quem enfrenta a doença. Numa linguagem clara e com muitas fotos e ilustrações, a obra cobre do diagnóstico à reabilitação.

Ler matéria completa

Após morte de enfermeira, Anvisa lista 140 cápsulas emagrecedoras proibidas, mas produtos seguem à venda pela internet

Lista da Anvisa foi divulgada após enfermeira morrer em São Paulo com hepatite fulminante associada ao uso de chá em cápsulas. Marido da cantora Paulinha Abelha, que morreu no dia 23, revelou que esposa também fazia uso de remédios para emagrecer. Produtos para emagrecer banidos pela Anvisa

Ler matéria completa

UFV e IFCE desenvolvem nova tecnologia para produção de hidromel e outras bebidas

A pesquisa resultou na criação de um fermento específico para o hidromel, uma bebida alcóolica ainda produzida no Brasil com leveduras vinícolas, cervejeiras ou de panificação, muitas vezes importadas. Pesquisadores desenvolveram nova tecnologia para produção de hidromel em Viçosa

Ler matéria completa

Muito prazer, menopausa

Esta é uma fase da vida que não se limita, nem pode ser definida, como uma condição médica Para começar, vamos fazer as devidas apresentações. Sem medo, encarando de frente essa “acompanhante” que nos escoltará por décadas. E ninguém deve se sentir só: em 2025, haverá cerca de um bilhão de mulheres no planeta entre a pré e a pós-menopausa. Esta é abertura do meu novo livro, “Menopausa – o momento de fazer as escolhas certas para o resto da sua vida” (Editora Contexto). Em 2020, depois de lançar “Longevidade no cotidiano: a arte de envelhecer bem”, ficou claro para mim que, em todas as etapas da vida adulta, podemos dar novo rumo à existência. No climatério, temos tempo para refletir e tomar decisões cruciais cujo impacto fará diferença na saúde física, emocional e psíquica nas décadas que temos pela frente. De acordo com o IBGE, em 1960, a expectativa de vida de uma brasileira estava em torno de 55 anos; em 2019, já tinha pulado para 80 anos. O que antes se caracterizava como uma experiência até breve, porque a menopausa se confundia com o limite da vida, estendeu-se com a mudança do perfil demográfico. Entretanto, não queremos que seja apenas longa, e sim que também seja rica e tenha significado.

Ler matéria completa